terça-feira, 21 de junho de 2011

Examinado a Palavra

Examinado a Palavra
( 477 visitas )

Atos cap 17, cap 18/ salmo 115/ gn 20


Quando os cristãos chegaram a cidade de Tessalônica, para trazer as boas novas, não são bem recebidos, pois ouvem, mas não fazem questão de examinar as escrituras. Desta forma são expulsos. Entrando em seguida na cidade de Beréia, onde na sinagoga trazem as boas novas, sendo bem recebidos, com dignidade, pois os de Beréia fazem questão de acompanhar os cristãos, examinando a palavra. Atos cap 17. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará . João 8:32. Mas libertará de que? dos vícios,da mentira, do engano, do tradicionalismo,da religiosidade, da idolatria, ou seja de tudo aquilo que não tem agradado a Deus. Mas como posso saber se isto ou aquilo agrada a Deus? Lendo a bíblia, fazendo como os cidadãos de Beréia, se interessando e examinando com amor, tudo o que está sendo pregado.

Nosso Deus é Espírito, e Ele procura quem o adore em Espírito e em verdade. Se não examinarmos as escrituras, estaremos adorando deuses estranhos, achando que estamos no caminho certo.

Quando Paulo entrou na cidade de Atenas, ele ficou impressionado com a religiosidade daquele povo, vendo a cidade tão entregue a idolatria. Paulo além de observar tudo o que ocorria a sua volta, pregava a verdade que liberta. Os homens daquela cidade falavam: quem é este? Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. Tomando-o, o levaram ao Aerópago, dizendo: poderemos nós saber que nova doutrina é essa que falas?

Desta forma Paulo falou: varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos, porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse pois que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. Vers 24- O Deus que fêz o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Vers 25- Nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. E de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinado os tempos,já dantes ordenados, e os limites de sua habitação. Vers 27 – Para que buscassem ao Senhor...Vers 28- Por que nele vivemos, e nos movemos e existimos. Vers 29- Sendo nos gerações de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro,ou a prata, ou a pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

Deus não dá a gloria d`Ele para os homens, para as imagens, ou mesmo para os ídolos. Torna-se cegos, surdos e mudos que tais coisas praticam. Salmo 115. O fato de não examinarmos a palavra de Deus, faz com que achemos que estamos no caminho certo, pois uma vez não recebendo a palavra de Deus que liberta, estaremos com os corações incrédulos, endurecidos, assim como os de Tessalônica.
Examinar as escrituras, significa da um passo a libertação, a vitória, a paz e a felicidade. Pois quando ouvimos e lemos a bíblia, o Espírito Santo de Deus, inunda os nossos corações, fazendo com que o mal saia, as maldições de família sejam quebradas, passamos a ser amigos de Deus, pois guardando os seus mandamentos, e obedecendo os seus ensinamentos, com certeza todos os nossos familiares serão abençoados, até a terceira e quarta geração. Ex 20.

Daniel Parrela
dparrela@hotmail.com
Comunidade Evangelica El Elyon
BH/MG
Publicado em: 2/7/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário